Cuba
O clima em Cuba é predominantemente tropical, com duas estações: a temporada das chuvas, dos meses de maio a outubro e a temporada das secas, de novembro a abril. Cuba conta com sol todos os dias do ano e uma temperatura média anual de 25 graus centígrados. A temperatura média das águas é de 28 graus no verão e 25 graus centigrados no inverno. En algumas zonas montanhosas, como Sierra Maestra, as temperaturas descem até os 20 graus centigrados.
RELIGIÃO
A maioria da população é católica. Existe também um bom número de crenças locais, de origem ioruba, misturadas com ritos cristãos.
GORJETAS
A maioria dos prestadores de serviços, como moços, guias, taxistas, motoristas, pessoal das malas e outros esperarão gorjeta. Nos restaurantes pode deixar entre o 10 e 15% do valor total da conta.
FLORA E FAUNA
O mais surpreendente da fauna e flora de Cuba é que não existe nenhum animal ou planta perigoso para o homem. Além disso, das 8.000 espécies de flora, perto da mitade é endêmica, quer dizer, oriunda e exclusiva do país, sendo una das mais ricas e variadas das Antilhas.
Arte e Cultura
Da arte pré-colombiana cubana existem muito poucos testemunhos, mas sabe-se que faz 4.000 anos já habitavam alguns grupos humanos. Encontraram-se restos de construções destinadas à jogos e cerimônias, assim como vasilhas de cerâmica muito simples e rudimentares.
Teatro
Pode se dizer que as artes cênicas têm seu início com a representação de obras líricas, em clara vantagem sobre as clássicas.
Música
Quanto às expressões musicais Cuba foi um importante centro gerador de diversas tendências musicais. Na ilha executam-se rítmos que têm sua base na música de origem crioulo (e depois seria datada e modificada pelos escravos pretos, procedentes da África), pelo que o resultado é uma explosão de rítmos muito variados. Destacam a habanera, o danzón, a sandunguita (a sandunga é uma dança popular mexicana originária de Chiapas e típica da região de Tehuantepec e Oaxaca), o