SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS DE INTERESSE COMERCIAL
A síntese orgânica consiste na produção de compostos complexos a partir de precursores simples. O experimento consistiu na síntese do ácido acetilsalicílico o qual obteve um rendimento de 88,5% e da acetanilida, rendimento de 73,26%. Foram realizadas pesagens, misturas, filtrações à vácuo, banho-maria, banho de gelo e secagem.
INTRODUÇÃO
A síntese, ou a arte de fabricar as moléculas, é uma parte muito importante da química orgânica, uma grande quantidade de substâncias orgânicas diferentes já foram sintetizadas partindo de materiais orgânicos e inorgânicos mais simples, substâncias que podem ou não ocorrer naturalmente na natureza (classe das penicilinas) ou substâncias novas. Seu objetivo é a construção de moléculas orgânicas complexas a partir de moléculas simples e de fácil obtenção. Para isso é necessário o conhecimento de reações orgânicas, condições físicas pertinentes, temperatura, pressão, solvente e estrutura molecular das substâncias em que será realizado o estudo (VOLLHARDT, SCHORE, 2004).
O termo genérico “acilação” cobre todas as reações que resultam na introdução de um grupo acila em um composto orgânico. No caso específico da introdução de um grupo acetila, a reação recebe o nome de “acetilação” (AVILA, 2011). Segundo BRUICE (2006), a primeira etapa da síntese industrial da aspirina é conhecida como reação de carboxilação de Kolbe-Schmitt. A reação do íon fenolato com dióxido de carbono sob pressão forma o ácido salicílico. A acetilação do ácido salicílico com ácido acético forma o ácido acetilsalicílico.
De acordo com FIORUCCI et al. (2002), o ácido salicílico é um ácido orgânico caracterizado estruturalmente pela presença do grupo carboxila. O nome ácido salicílico deriva do latim e designa a árvore do salgueiro, onde foi extraído pela primeira vez. O químico francês Henri Leroux isolou a casca desta árvore, que possui propriedades antipiréticas e redutoras de febre, o composto ativo na forma pura, a salicina que é uma molécula