Cultura Cubana
A garantia de atendimento médico gratuita a toda a população cubana se transformou desde os primeiros momentos do triunfo da Revolução num dos paradigmas sociais fundamentais.
Desde o próprio triunfo revolucionário começaram a trabalhar pela criação do Sistema Nacional de Saúde que levou a ação do trabalhador da saúde aos lugares mais afastados. O sistema criado começou a realizar importantes reformas a partir dos anos 60, como parte fundamental das transformações do período revolucionário e em resposta ao respeito mais absoluto de um dos direitos humanos fundamentais de todo cidadão.
CULTURA:
A Cultura é marcada pela influencia vinda da Espanha e da África. Além destas, existem outras fortes ligações com a cultura europeia de uma forma geral indígenas, além de um pouco vinda da America do Norte.
RELIGIÃO:
As estatísticas oficiais informam que a religião mais difundida em Cuba é a católica. As variações protestantes são minoria. Um boletim informativo, neste tópico, diz que o ateísmo também é grande.
A religião católica romana é a maioritária em Cuba, um país em que também se encontram as outras religiões, como a protestantes, a evangélica, a Testemunhas de Jeová ou mais algumas religiões minoritária.
A Igreja Católica, desde a chegada dos espanhóis, foi criada ao redor da ilha, por isso é que é mais prevalecente
A religião em Cuba reflete os diversos elementos culturais da ilha de Cuba, que é tradicionalmente um país católico, mas geralmente o catolicismo lá praticado é muito modificado e influenciado pelo sincretismo. Uma crença comum sincrética, é a Santeria, que se originou em Cuba, e se espalhou para ilhas vizinhas, que mostra semelhanças com a Umbanda do Brasil e tem recebido um grau de apoio oficial
As principais festividades de Cuba
Os carnavais de Cuba são uma boa amostra de como este país vive a música, a dança e o folclore. Em diferentes datas do ano, milhares de pessoas invadem as ruas com enormes carros