Rudolf Hilferding
Escreveu diversas obras de economia entre elas “O capital financeiro” (1910), obra que, embora contendo erros, trouxe uma valiosa analise teórica da fase imperialista do capitalismo. Esse se apresentava a princípio como marxista, mas logo suas concepções errôneas lhe conduziram ao revisionismo. Entre os graves defeitos que apresentavam as pesquisas economistas de Hilferding estão o de esconder as contradições antagônicas do capitalismo, o de deturpar a doutrina marxista sobre o capital bancário, a reprodução, as crises e outras questões.
Foi no período da crise geral do capitalismo, que defendeu mais abeiramento uma revisão do marxismo, depois de expor sua teoria dp “capitalismo organizado”. Hilferding afirmava que o capitalismo moderno se encontra em um período de transformação , durante a qual se eliminar a anarquia da produção;
Debilitariam as crises;
Reduziria o desemprego;
Melhorava a situação do proletariado;
E o capitalismo se converteria pacificamente em socialismo;
Deste modo Hilferding rompendo, de fato, com o marxismo, e deslizando-se para as posições da economia politica vulgar, formulou a teoria mais acabado do oportunismo, que se converteu em arma de combate de reformismo e do revisionismo.
Um dos dirigentes oportunistas da social- democracia alemã e do II internacional.
Autor do livro “O capital financeiro” centrista nos anos da primeira guerra mundial (1914-1918). Depois da guerra, autor da teoria do capitalismo organizado, apologista do capitalismo monopolista de estado.
O Capital Financeiro
Desde a publicação em 1910, a obra O Capital Financeiro de Rudolf Hilferding influenciou muitos autores clássicos e continua a influenciar pesquisadores