cccccccc
Titulo: O diário de Anne Frank
Autor: Anne Frank
Edição: Edição definitiva
Editora: Livros do Brasil
Colecção: Colecção dois mundos
Local/dada da edição: Lisboa, 2012
1- Anne Frank -
2-
5-Resumo- Anne Frank nasceu a 1929, em Frankfurt. No seio de uma família judia. Era filha de Edith e Otto e irmã de Margot.
Em 1933, o partido Nazi ascende ao poder, e o pai de Anne decide sair da Alemanha. Vão viver para a Holanda, com o objectivo de fugirem às investidas de Hitler, e buscando alguma segurança e tranquilidade. Instalam-se em Amesterdão e durante 7 anos aí viveram despreocupadamente.
Em 1940, contudo, a Holanda foi ocupada pelos Nazis e tudo mudou:
Todos os judeus foram obrigados a bordar a Estrela de David nas roupas; tiveram de entregar as bicicletas e foram proibidos de andar de automóvel e de eléctrico; só podiam fazer compras a determinadas horas do dia e apenas em lojas judias; foram proibidos de frequentar teatros e cinemas; as crianças só podiam frequentar escolas judias.
Apesar de tudo, Anne era uma menina feliz, a quem o pai tentava proteger do que se passava. No dia em que fez 13 anos, Otto ofereceu-lhe um diário, de capa forrada a tecido xadrez. Sem saber, Otto provocou um feito histórico, permitindo que milhares de pessoas conhecessem Anne.
Neste diário, Anne decide escrever cartas a uma amiga imaginária, a quem deu o nome de Kitty. A ela relatava o seu dia-a-dia, e as dificuldades por que passavam por serem judeus.
Em Julho de 1942, a família recebe uma notificação, para que Margot se apresente num campo de trabalhos – isto fez com que Otto antecipasse os planos de fazer desaparecer a família. Mudam-se então para um esconderijo localizado nas traseiras do seu escritório, ao qual se tinha acesso por uma porta escondida por uma estante. Mais tarde juntaram-se a eles a família Van Pels e Fritz Pfeffer.
Os moradores do Anexo Secreto contavam com a ajuda de alguns funcionários de Otto, que os mantinham