Rubéola
O que é rubéola?
A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção na qual há erupção na pele.
Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e passa a doença para o bebê dentro do útero.
Causas
A rubéola é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.
Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas depois do seu desaparecimento. Como a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é aplicada para a maioria das crianças, a rubéola é muito menos comum atualmente. Praticamente todos os que recebem a vacina são imunes à rubéola. Imunidade significa que o organismo desenvolveu uma defesa contra o vírus da rubéola.
Em alguns adultos, a vacina pode perder a eficácia e não protegê-los completamente. É recomendado às mulheres que podem engravidar e a outros adultos receber uma dose de reforço.
Crianças e adultos que nunca foram vacinados contra a rubéola ainda podem ser infectados.
Exames
Um esfregaço nasal ou da garganta pode ser enviado para cultura.
Pode ser feito um exame de sangue para verificar se a pessoa está protegida contra a rubéola. Todas as mulheres com possibilidade de engravidar deveriam fazer esse exame. Se o exame der negativo, elas receberão a vacina.
Sintomas de rubéola
As crianças em geral têm poucos sintomas. Os adultos podem apresentar febre, dor de cabeça, desconforto geral
(mal-estar) e coriza antes do aparecimento da erupção. Eles podem não perceber os sintomas.
Outros sintomas incluem:
- Hematomas (raro)
- inflamação dos olhos (olhos avermelhados) - Dor muscular ou nas articulações Buscando a ajuda médica Marque uma consulta com seu médico se: - Você for uma mulher em idade fértil e não souber se foi ou não vacinada contra a rubéola - Você ou seu filho tiverem dor de cabeça forte, rigidez no pescoço, dor de ouvido
ou