hídrico nas células da planta.
As medidas do potencial de água são sempre comparadas a esse Pw igual a zero, que é o da água líquida e livre, à pressão atmosférica, à mesma temperatura do sistema sendo medido e a um nível zero para o termo gravitacional. Isso não quer dizer que a atividade química da água nessas condições seja também zero; ao contrário, ela é bastante alta, pois, quando pura, a água tem grande capacidade de reação. Tendo a água livre um Pw = O, usado como referência, na maioria dos casos o Pw dentro das células das plantas é negativo, assim como em qualquer outra solução aquosa.
O Pw indica quanto a energia
Foi escolhida a batata (Solanum tuberosum L.) para esteexperimento, pois esta é um tipo de raíz tuberosa, que é caracterizada por acumular reservas nutritivas, como o amido. A medida que estes solutos são adicionados a água o potencial osmótico torna-se cadaveze mais negativo. O que acaba causando um estresse hídrico nas células da planta.
MATERIAL E MÉTODOS
Os materiais utilizados para essa prática foram:
Placas de Petri
Béckers de 50mL
NaCl em diferentes concentrações
Batata inglesa
Lâmina de barbear
Balança Analítica
Os procedimentos realizados:
Foram preparados 12 Placas de Petri e colocados 50 mL de NaCl nas concentrações: 0M (água destilada); 0,10M; 0,15M; 0,20M; 0,40M; 0,50M; 0,90M e 1,0M. Vários cilindros foram feitos na batata com o auxilio de um instrumento com o mesmo diâmetro e mesma espessura. Posteriormente, pesou-se cada cilindro logo após ser cortado e colocou o mesmo na primeira placa contendo água destilada. Este procedimento foi realizado sucessivamente até completar as 8 placas, por ordem crescente de concentração. Após 15 minutos e pesou-se novamente os cilindros, na mesma ordem em que foram pesados inicialmente e os mesmos foi recolocados de