Rub Ola
Rubéola é uma doença infectocontagiosa causada pelo Togavírus. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal.
A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.
- Agente
A rubéola é transmitida por um vírus, pertencente ao gênero Rubivírus, da família Togaviridae.
- Sinais e sintomas da Rubéola adquirida
Os sinais e sintomas duram de 3 a 4 dias e desaparecem espontaneamente.
Período prodrômico: dura 1 a 5 dias; esse período geralmente é ausente nas crianças, é mais comum nos adolescentes e adultos.
Febrícula;
Arrepios de frio;
Ligeiro mal-estar geral;
Anorexia;
Aumento dos gânglios do pescoço, mastoides e suboccipitais;
Cefaleia.
Período de exantemático: dura 3 dias; o exantema particularmente nas crianças, pode ser o primeiro indício da doença em 95% dos casos.
Exantema maculo-papular róseo, morbiliforme, sem tendência a se confluir, menores que os do sarampo; se distribuem inicialmente no rosto e pescoço, em seguida se alastra pelo tronco e pelos membros. Depois ocorre uma ligeira descamação da pele e as manchas desaparecem; em alguns casos o exantema pode não ser evidente.
Dor de garganta;
Cefaleia;
Prurido acompanha o exantema;
Anorexia;
Coriza;
Conjuntivite discreta;
Artralgia nas articulações das mãos;
Irritabilidade;
Linfadenomegalia: aumento dos gânglios linfáticos retro auriculares posteriores, suboccipitais e cervicais posteriores; consistência dura, não confluente e pouco dolorosos à palpação.
Período de convalescença:
Pode persistir a linfadenomegalia; ocorrendo o desaparecimento do exantema e da febre.
Obs.: Nos adultos os sintomas são de menor intensidade e em alguns casos quase imperceptíveis.
Sinais e