ALOPECIA
O QUE É: A alopecia areata é uma condição caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. Em alguns casos, pode haver perda total de cabelo. Esse problema é comum em cerca de 1 a 2% da população.
COMO ACONTECE: Cerca de uma em cada cinco pessoas com alopecia areata apresenta histórico familiar da doença. Ela costuma acontecer com qualquer pessoa, independentemente do gênero e da idade, e parece estar diretamente relacionada a algum evento importante, como trauma, doença ou gravidez. Alta carga de estresse no dia a dia também podem favorecer à ocorrência desse tipo de alopecia.
CAUSA: A causa da alopecia areata é desconhecida, mas sabe-se que é uma condição autoimune, em que o sistema imunológico ataca e destrói tecido corporal sadio por engano.
TRATAMENTO: Se a perda de cabelo não for total, o cabelo pode crescer novamente dentro de alguns meses, sem tratamento. No entanto, o tratamento é recomendado em quase sempre todos os casos, pois geralmente a região em que ocorre queda não costuma mais nascer cabelo. No entanto, mesmo no caso de perda de cabelos mais intensa, não está claro o quanto o tratamento pode ajudar a mudar o curso da situação. Os tratamentos comuns e que estão disponíveis incluem, Injeção de esteróides sob a superfície da pele, Medicamentos aplicados à pele, Terapia com luz ultravioleta.
ONDE OCORRE: Apesar de ser caracterizada pela perda de cabelo, este é apenas um sintoma da alopecia areata. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de queimação ou coceira na região em que houve a queda. A alopecia areata é mais frequentemente observada no couro cabeludo, mas também podem ocorrer na barba, sobrancelhas, braços e pernas. Os pontos onde houve a queda de cabelo são lisos e arredondados. Pode haver uma coloração rósea também na região.
CONCLUSÃO
De acordo com a pesquisa feita, pode concluir que é uma doença comum entre a população onde independente