AS EMPRESAS E O ADMINISTRADOR
As empresas representam um tipo de organização: a organização focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas a admiráveis instituições sociais que a criatividade e engenhosidade humana construíram.
Não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade: as empresas podem assumir diferentes tamanhos e estruturas organizacionais.
Existem empresas dos mais variados diversos ramos de atividade que utilizam diferentes tecnologias para produzir bens ou serviços dos mais variados tipos, vendidos e distribuídos de muitas formas para os mais diversos tipos de mercados, a fim de serem utilizados pelos mais diversos consumidores.
1. As empresas como Organizações Sociais
Não é exagero afirmar que, quase todo o processo produtivo é realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do seu tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita.
Existem três razões fundamentais que explicam a existência das organizações:
a) Razões Sociais: as pessoas são seres gregários que necessitam de relacionamento com outras pessoas para viver. As pessoas se organizam por causa dessa necessidade de estar juntas e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender.
b) Razões materiais: as pessoas se organizam para alcançar três coisas que isoladamente jamais conseguiriam sozinhas:
Aumento de habilidades: as organizações possibilitam a integração, o agrupamento e a ampliação das habilidades de várias pessoas. Assim, alias conseguem juntas fazer coisas de um modo mais eficiente do que se estivessem sozinhas.
Compressão de tempo: as organizações apresentam uma grande capacidade de comprimir o tempo requerido para alcançar objetivos. Ao conseguir