RP em apoio ao mkt
Neste trabalho discute-se o patrocino de bebidas alcoólicas e cigarros em actividades desportivas. Obordam-se questões relativas à aprovação destes patrocínios neste tipo de actividade tendo em conta que não é uma prática vista com bons olhos pelos críticos.
O patrocínio é um investimento ou uma forma de comunicação originada por duas entidades em que através de um financiamento e outros apoios da primeira (patrocinador) se procura estabelecer uma associação positiva entre a imagem, marca, produto ou serviço e o evento, actividades, organização ou indivíduo da segunda (o patrocinado). A publicidade visa somente informar o público de modo que este possa ficar ciente dos produtos à disposição e escolher entre diferentes marcas. O patrocínio é uma forma de comunicação mais leve, menos estritamente comercial mas, simpática, festiva que responde bem as expectativas formadas. O patrocínio provoca no patrocinado um impacto positivo no apoio financeiro da sua actividade e melhora a relação entre o patrocinador e os consumidores. O patrocínio tem como objectivo principal promover a sua imagem procurando criar notoriedade para a marca e centralizado a sua actuação nas vertentes sociais, desportivas ou culturais.
A bebida alcoólica sempre esteve associada ao ser humano, seja ela em momentos comemorativos, de confraternização e rituais religiosos. Sendo assim, foi-se associando a momentos de lazer e diversão estas bebidas como ítens indispensáveis.
A regra é beber em grupo ao abrigo dos valores e das afiliações comunitárias.
Não há nenhuma lei que proíba, em Moçambique, a publicitação de bebidas alcoólicas e cigarros em actividades desportivas.
Pesquisas dos anos 80 feitas por alguns cientistas descobriram que a nicotina se liga a proteínas receptoras nas células nervosas e altera as suas características neurotrasmissoras . são atribuidos efeitos como activação da memõria, excitacão, aumento da