Grandes economistas
Foi preparado pelo pai para seguir a mesma carreira tendo a começar trabalhar na bolsa de valores inglesa com 14 anos.Aos 21 anos rompeu com a família,convertou-se a protetasnismo unitarista e se casou com uma quacre.Continuo com suas atividades na bolsa e em pouco tempo ficou rico o bastante para se dedicar a literatura e a ciência,especialmente a matemática,química e geologia.Em 1779,teve a oportunidade de ler “A Riqueza das Nações” de Adam Smith que atraiu o seu interesse pela pesquisa sobre assuntos econômicos.
Entre 1809 e 1815 publicou alguns panfletos sobre temas de economia monetária,repartição de renda e comercio internacional.Em 1815 David Ricardo já era considerado o mais importante economista da Grã-Bretanha.Neste mesmo ano,publicou toda sua tese liberal no seu “Ensaio sobre a Influencia do Baixo Preço do Cereal sobre o Lucro do Capital”.
Em 1817 publicou sua grande obra “princípios da Economia Política e Tributação”,que o consagrou como o grande nome da Economia Política Clássica,junto com Adam Smith.
Em 1819,entrou para o Parlamento.Faleceu em Gatcombe Park,Gloucestershire,em 11 de setembro de 1823.
Exerceu uma grande influencia sobre os economistas neoclássicos,como sobre os economistas marxistas.Os temas presentes nas suas obras incluem a Teoria Valor(trabalho),a Teoria da distribuição ou repartição(as relações ente o lucro e os salários),o comercio internacional e temas monetários.
Principais Obras:
• O Alto preço do ouro,uma prova da depreciação das notas bancarias(The high price of bullion ,a prof of the depreciation of bank notes) em 1810.
• Ensaio sobre a