Biodigestor
Biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para a produção de biogás, uma mistura de gases – cerca de 75% metano e 25% CO2- produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas (isto é, em ausência de oxigênio). Um biodigestor nada mais é que um reator químico em que as reações químicas têm origem biológica.
Nos últimos anos, o uso de energia pelo homem tem crescido muito, sendo que a maior parte advém de fontes como óleo, carvão e gás natural. Objetivando-se encontrar fontes alternativas de energia, foram desenvolvidas soluções, como o biodigestor, que por sua simplicidade foi bem difundido em muitas partes do mundo.
O processo de biodigestão anaeróbia tem demonstrado também resultados interessantes na redução do impacto ambiental de dejetos humanos e animais, não somente pela diminuição dos sólidos presentes, mas também pela redução de microrganismos indesejáveis nos efluentes, principalmente os microrganismos patogênicos. Por isso, hoje em dia, o biodigestor não é visto apenas como fonte alternativa de energia, mas principalmente para prevenir a poluição ambiental.
Os dejetos humanos e animais contêm grande número de bactérias; dentre elas, as patogênicas, e quando são espalhados na terra como fertilizantes sem tratamento acarretam sérios riscos de infecção para os animais que pastam e para o ser humano. Caso sejam utilizados na fertilização de frutas e verduras, principalmente as consumidas cruas, o uso da biodigestão pode tornar mais segura a utilização desses fertilizantes.
A aplicação de dejetos animais no solo é a maior fonte de microrganismos, incluindo muitas espécies patogênicas aos animais e ao homem. Esses microrganismos podem, principalmente, através das chuvas, serem levados às fontes de água superficiais e subterrâneas, comprometendo a qualidade microbiológica de mananciais. Em decorrência desse fato, e de que as fezes de galinhas de postura não são utilizadas para a alimentação animal como ocorre na