Royal
Abordagem Humanística aula 04 12/03/12
O FATOR HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
O fator humano é com certeza o diferencial nas empresas de sucesso, um denominador comum entre aquelas que atingiram não só a eficácia, mas também a eficiência (excelência). Não basta as empresas buscarem e manter seus funcionários motivados, incluindo aí a qualidade de vida no trabalho, os empregados precisam fazer a sua parte, se quiserem ser inseridos nessa nova realidade empresarial.
Obter os melhores resultados através de fatores necessários alavancar um negócio através de :
Comunicação: Habilidade de expressar idéias, pensamentos e transmitir informações com linguagem clara e objetiva;
Relacionamento Inter-Pessoal: Reconhecer, valorizar e adaptar-se às diferenças individuais para criar e manter relacionamentos de maneira transparente, integra e saudável;
Trabalho em Equipe: Trabalhar como parte da equipe;
Foco no Cliente: Direcionar suas ações para atender e entender com empatia (colocar-se no lugar da outra pessoa) a todos como clientes, indo ao encontro da satisfação de suas necessidades, reconhecendo e agregando valor às suas expectativas;
Mobilidade: Disponibilidade para atuar onde as oportunidades estão;
Conhecimento Técnico/Profissional: Conhecimento e Experiência requeridos para a realização de suas atividades e capacidades para atingir os objetivos organizacionais.
Que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização e não apenas com os objetivos pessoais ou de um grupo em particular.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (George Elton Mayo- 1880 – 1949)
A abordagem humanista surge como uma Teoria da Relações Humanas nos EUA por volta de 1930, decorrente do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente a Psicologia que abordava seus estudos em dois assuntos básicos:
1. A análise do trabalho e adaptação do