Sistema Royal
Concreto + PVC
Uma resina termoplástica – leve, resistente e extremamente versátil – envolve a rigidez e o vigor do concreto, revolucionando diversos conceitos no canteiro de obras.
Essa novidade – nem é tão nova assim – é o destaque deste suplemento. Falamos dessa mistura de concreto e PVC, desenvolvida há mais de 25 anos no Canadá e muito utilizada em outros países. O sistema construtivo Concreto-PVC está construindo sua história no Brasil.
Ele vem se somar a outras tecnologias e envolve empresas de grande porte, como a Braskem, fabricante de termoplásticos e fornecedora dessa matéria-prima para outras duas grandes do setor de PVC: a Royal Technologies do Brasil e a Vipal. Que não se assustem os desinformados com a simplicidade da proposta: o sistema representa um grande salto qualitativo em obras de cunho social, como projetos habitacionais para comunidades de baixa renda, banheiros públicos, estações compactas para tratamento de esgoto, postos de saúde avançados e outras diversas aplicações.
O sistema construtivo é constituído por perfis modulares de PVC de encaixe perfeito, cuja leveza e simplicidade de montagem torna o processo absolutamente inovador. Seu
“miolo” é preenchido por concreto e aço. A facilidade de incorporar instalações elétricas e hidráulicas, bem como a possibilidade de futuras ampliações e variadas respostas de acabamento, quando desejado, dão flexibilidade e versatilidade ao Concreto-PVC.
A tecnologia embarcada envolve todos os avanços científicos pelos quais os dois materiais passaram. Desde sua descoberta pelo químico alemão Justus Von Liebig, em
1835, o PVC tem se mostrado eficiente pela estanqueidade, facilidade de higiene da superfície, resistência mecânica, durabilidade e elevada resistência química. O concreto, por sua vez, também tem passado por constantes melhorias técnicas. É possível obter alta performance técnica de um dos materiais mais versáteis de que se tem notícia.
Essa união faz do