Projeto Integrado
Partindo para as ideias seguidas nos anúncios, não entraremos em detalhes sobre produtos e seguimentos, mas o notado na maioria destes, é que não importa o produto ou utilidade, mas sempre usaram a ideia família para tentar persuadir os compradores. A mesma ideia que usamos hoje para alguns modelos de produtos, vendendo um estilo de vida e não só o produto, eles usavam com mais constante na época.
Nos textos publicitários as palavras usadas eram sempre de claro entendimento para que todos os receptivos pudessem captar a mensagem. A execução do narrador, locutor, é outro ponto considerado extremamente importante. Através das tonalidades impostas por eles, o anuncio ganha corpo, emoção, alegria, tudo dependendo do talento do locutor. Em muitos jingles, outra característica que faz remeter o anuncio a família são os “bankings vocais” que sempre misturam crianças, mulheres e rapazes em melodias harmoniosas e trazendo textos mais “família”.
Entrando no assunto BG ou Trilha, claramente que as qualidades eram inferiores ao que possuímos hoje e não só no quesito gravação, mas no quesito transmissão que antigamente não era tão satisfatória. As canções possuíam instrumentais mais simples, com o som acústico do violão e musicas bem tranquila. Essa característica também complementa a ideia de anúncios mais voltados ao bem estar da família, somados a textos e locuções. Em outros exemplos o BG funcionava como a trilha para o locutor “cantar” o anuncio.
Outra observação notada é o tempo de duração de cada propaganda. Talvez antigamente não houvesse tantas marcas que pudessem bancar anúncios e por isso todos os anúncios que passavam no