Projeto integrado
EDUCACIONAL DE BARRETOS – UNIFEB
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / MECÂNICA / QUÍMICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
RELÁTORIO DO PROJETO INTEGRADO:
ENEGIA HEÓLICA
ISABELLA SANCHES
LARISSA GUIMARAES NEME
KAYNARA BELONSSI
MAIARA GIOVANINI
MARIANA PEREIRA
MIRELLA MONTEIRO DE MORAES
BARRETOS
2013
ISABELLA SANCHES
LARISSA GUIMARAES NEME
KAYNARA BELONSSI
MAIARA GIOVANINI
MARIANA PEREIRA
MIRELLA MONTEIRO DE MORAES
RELATÓRIO DO PROJETO INTEGRADO
Projeto integrado de uma maquete realizada em grupo sob a orientação do professor Rodrigo Dantas, como requisito parcial para a nota da disciplina de Introdução à Engenharia.
BARRETOS
2013
SUMÁRIO
Conteúdo
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
Tema: Energia Eólica
1.Introdução:
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aero geradores, para a geração de eletricidade, ou cata-ventos (e moinhos), para trabalhos mecânicos como bombeamento d’água.
Assim como a energia hidráulica, a energia eólica é utilizada há milhares de anos com as mesmas finalidades, a saber: bombeamento de água, moagem de grãos e outras aplicações que envolvem energia mecânica. Para a geração de eletricidade, as primeiras tentativas surgiram no final do século XIX, mas somente um século depois, com a crise internacional do petróleo (década de 1970), é que houve interesse e investimentos suficientes para viabilizar o desenvolvimento e aplicação de equipamentos em escala comercial.
A primeira turbina eólica comercial ligada à rede elétrica pública foi instalada em 1976, na Dinamarca. Atualmente, existem mais de 30 mil turbinas eólicas em operação no mundo. Em 1991, a Associação Européia de Energia Eólica estabeleceu como metas a instalação de 4.000 MW de energia eólica na Europa até o ano 2000 e 11.500 MW até o ano