Rousseau
Rousseau foi um filósofo que nasceu na cidade de Genebra na (Suíça) no dia 28 de junho de 1712 sua mãe morreu poucos dias depois de seu nascimento.
Rousseau foi criado até os 10 anos de idade pelo pai que era relojoeiro, depois desta fase os dois se separaram, ele foi morar com seu tio, mas continuaram a manter contato com o pai.
Na adolescência foi estudar em uma rígida escola de religiosa, gostava de fazer longas caminhadas pelos campos em uma destas quando voltava para casa encontrou as portas da cidade fechadas e por temer os castigos que o esperava decidiu vagas pelo mundo.
Mais tarde neste período teve como amante uma senhora de posses a quem ela se referia como “mamãe” sob seus cuidados desenvolveu um grande interesse pela musica e pela filosofia.
Ma no ano de 1740 quando estava sem sua provedora e com sua situação financeira ruim resolve partir para Paris.
Chegando a Paris recebei o convite de Diderot para escrever verbetes para Enciclopédia que, além disso, teve grande sucesso com uma de suas operas “O adivinho da vila”
Nesta fase Rousseau ficou famoso na elite Parisiense e era convidado a jantares e reuniões para expor suas idéias e pensamentos.
Teve como amante a Sra. Thérèse aquém ele se referia “tia” mais ou menos em 1745com quem teve 5 filhos e todos entregue ao orfanato, mas só no ano de 1768 que se uniu no civil a ela.
O fato de ter abandonado os próprios filho nada mais é que uma ironia, pois mais tarde ele escreveria Emilio, ou Da educação que é um livro sobre como educar crianças.
Emilio, ou Da Educação se tratava de um livro onde Rousseau tinha um aluno na sua imaginação, este menino passou os primeiros anos fora da escola e com isso Rousseau recomenda que os livros só fossem apresentados a ele aos 15 anos, pois antes disso o menino poderia perder sua alma boa.
Rousseau chegou a ter obras queimadas pro não e converter a religião relevada e com isso foi fortemente censurado.
Ele era adepto de uma religião