Atps
O Objetivo da Contabilidade
É permitir que os usuários avaliem a instituição financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras de uma organização. Ela deve contribuir para o processo decisório de seus usuários. Estas informações devem estar bem estruturadas de forma que todos consigam entendê-las.
Existem elementos obrigatórios na demonstração contábil, são eles:
Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas, tais elementos devem ser mensurados de forma confiável para não comprometer as finanças da organização.
Os relatórios contábeis obrigatórios no caso das sociedades anônimas contém as seguintes demonstrações financeiras:
Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do resultado entre Ativo e Passivo, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Enquanto que as leis das sociedades limitadas tratam diferentes até que o ativo da empresa alcance ou ultrapasse a receita de 240 milhões líquido ou 300 milhões bruto.
Complementando as demonstrações financeiras, devemos seguir os seguintes dados:
Relatório da diretoria, Mudanças futuras previstas, Parecer dos auditores, Parecer confiável e Valor adicionado (balanço social).
A CVM (Comissão dos Valores Mobiliários) determina que todas as sociedades anônimas de capital aberto apresentem a Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido em substituição às Demonstrações de lucros ou prejuízo acumulados. As demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores e por profissionais contábeis legalmente habilitados.
Muitas vezes ocorre que informações contidas nos comentários do auditor já constam de Notas Explicativas. Esta dupla evidenciação vem trazer maior segurança para o usuário das Demonstrações Financeiras.
Uma das formas de avaliar se o parecer é confiável é identificar se a empresa de auditoria não está demasiadamente dependente de um único cliente.
Passo 2.
Tanto a pessoa