Rousseau
VIDA E OBRA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. SÍNTESE – VIDA DO PENSADOR
3. ANÁLISE – OBRA DO PENSADOR
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Foi inestimável a contribuição do pensamento de Jean-Jacques Rousseau para amplos setores da cultura moderna. Talvez ele não tenha sido um filósofo no sentido estrito do termo. Entretanto, suas ideias serviram de inspiração para juristas, filósofos, sociólogos, literatos, linguistas, educadores, enfim expoentes de vários segmentos do saber contemporâneo.
A diretriz inicial deste trabalho será relacionar a existência aventureira de Rousseau, seus sentimentos e paixões, sua profunda intuição, com sua prolífica obra, cujas linhas-mestras não são apenas teóricas, mas provenientes de intensa vivência.
Os valores morais de Rousseau eram fruto de uma sensibilidade exacerbada, que se expressava, por vezes, em acirrada oposição a outros pensadores de sua época.
Em razão de tais características, foi combatido e perseguido. Por outro lado, exerceu marcante influência na cultura do século XVIII. Na literatura, sua valorização do mundo dos sentimentos, sobrepondo-se à razão intelectual, esteve na base do movimento romântico, desde a primeira metade do século XIX até os dias de hoje. Na filosofia, foi precursor do iluminismo. Esse legado prosseguiu repercutindo no ideário da revolução francesa, nas teorias políticas do idealismo alemão do século XIX e, de várias maneiras, no pensamento político das democracias hodiernas.
A concepção do direito político por ele inaugurada é essencialmente democrática, porquanto vincula os conceitos de autoridade e de soberania à participação do povo e da sociedade em geral.
O presente estudo propõe-se, por conseguinte, destacar a contribuição do pensamento rousseauniano, notadamente de sua obra Do Contrato Social, para a moderna Teoria Geral do Estado, em cujo histórico a idéia de