meu trabalho
Joaninha Fernão Soares (**)
RESUMO:
Hoje, a formação do professor universitário é uma exigência nas instituições de ensino superior. Para as instituições é um requisito importante que o docente seja titulado de mestre ou doutor para atuar nos cursos de ensino superior, pois um profissional titulado está “mais” preparado para lecionar. Mas a prática docente vai além da transmissão do conhecimento e de profissionais preocupados em apenas repassar informações a cerca de um determinado conteúdo, precisamos de educadores compromissados com a relação de ensino-aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa busca refletir, sobretudo a atuação dos profissionais universitários no ensino superior.
Palavras Chave: formação do professor – prática docente -compromisso
Introdução
A educação é um dos processos sociais mais presentes nas atividades humanas, nas ruas, no comércio, em casa, na escola, e em tudo que nos cerca. É a partir dela, que nós passamos a interagir uns com os outros, a nos comunicar, trocar idéias, traçar ideais, e fazer parte da sociedade, como um ser pensante, criativo e participativo, segundo explicita Brandão (2006)
Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com educação (BRANDÃO, 2006, p. 7).
Desta maneira, o autor vem reforçar o fato que a educação está em todas as esferas sociais e de transferência de saber de uma geração para outra.
No entanto, cada vez mais vem sendo enfatizado que a educação passou a ser encarada como uma questão de transmissão de conhecimento entre professor-aluno num ciclo fechado dentro dos muros da escola, quando seu papel não se limita somente a isso. Na verdade, ela deve ser encarada não só como