telhados verdes
TELHADO VERDE: UMA INOVAÇÃO MUDANDO AS CIDADES
Trabalho apresentada ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras de Londrina, como requisito de avaliação da disciplina de Ecologia Urbana.
Orientado pela Professora. Marcela Pedroza Perri Fernandes.
LONDRINA
2013
TELHADO VERDE: UMA INOVAÇÃO MUDANDO AS CIDADES
Telhado verde é uma técnica usada em arquitetura cujo objetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas de residências e edifícios. Através da impermeabilização e drenagem da cobertura dos edifícios, criam-se condições para a execução do telhado verde.
A Criação de novas áreas verdes, principalmente em regiões de alta urbanização, a diminuição da poluição ambiental, a ampliação do conforto acústico no edifício que recebe o telhado verde, as melhorias nas condições térmicas internas do edifício e o aumento da umidade relativa do ar nas áreas próximas ao telhado verde Melhora o aspecto visual, através do paisagismo, da edificação.
O Telhado verde Funciona como um jardim externo, só que no telhado ou cobertura, pode ser instalado tanto em casas como em grandes empresas e indústrias possibilitando o uso de cisterna na cobertura, para reutilização da água da chuva.
Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer.
O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C. Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local. Às vezes, telhados verdes contam com painéis solares que reduzem o consumo de energia