Hipertensao arterial
Liliana Teixeira, 2005
SUMÁRIO
Este trabalho remete-nos para a temática “Obesidade Infantil” e tem como objectivo dar resposta à pergunta de partida “Quais os hábitos de vida presentes em crianças dos 6 aos 9 anos, que poderão estar na origem da Obesidade Infantil?”.
O trabalho aborda teoricamente os hábitos de vida das crianças. Quanto à obesidade infantil é apresentada uma breve definição de infância, desenvolvimento psicossocial e alterações físicas que caracterizam esta idade, a alimentação racional e equilibrada das crianças em idade escolar inicial e os vários tipos de desequilíbrios alimentares.
No que respeita especificamente à obesidade, é apresentada a sua definição; tipos de obesidade; os factores que influenciam a obesidade; as consequências psicológicas e físicas; soluções de prevenção e tratamento e por fim o papel dos pais e educadores na educação alimentar.
O estudo patente é do tipo descritivo – correlacional, tendo sido elaboradas as hipóteses, e identificadas as variáveis. O instrumento de colheita de dados utilizado é o questionário. Este foi aplicado a duas amostras constituídas por 15 crianças cada, a amostra A composta por crianças com o peso normal para a sua idade e a amostra B composta por 15 crianças com excesso de peso e obesidade. Os questionários foram aplicados a 30 encarregados de educação das mesmas crianças. A validação das hipóteses mostra que as características sociais influenciam no conhecimento dos pais sobre a obesidade