Rousseau, montesquieu e platão - características, semelhanças e diferenças.
O Iluminismo, iniciado especificamente na França, no ano de 1750, teve como conteúdo a idéia de elaborar uma enciclopédia que contivesse todos os conhecimentos científicos, para que fossem divulgados de forma ampla, tanto pela Europa, como pelas Américas. Dentre os principais participantes de tal movimento filosófico, destacam-se: Voltaire, Diderot, Rousseau (1712-1778) e Montesquieu (1689-1755).
Já no Período Clássico, vivido na Grécia Antiga, por volta dos séculos V e IV a.C., tivera como principais pensadores: Sócrates, Platão (427 a.C. e morreu em 347 a.C. – provavelmente), Aristóteles e os sofistas.
Para fazer um estudo aprofundado entre os filósofos Rousseau, Montesquieu e Platão, destacamos as características e posteriormente as semelhanças e adversidades de cada um.
Desenvolvimento
Platão
Filósofo grego nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C. É considerado um dos principais pensadores gregos, pois influenciou profundamente a filosofia ocidental. Suas ideias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar. Para os alunos de classes menos favorecidas, Platão dizia que deveriam buscar em trabalho a partir dos 13 anos de idade. Afirmava também que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. Em vários de seus Diálogos, Platão dirige uma crítica à prática discursiva ou retórica de seu tempo, procurando demonstrar sua total falta de