rotinas trabalhistas
CIÊNCIAS CONTáBEIS
TICIANA BRITO DA SILVA
CONTEXTO EMPRESARIAL
Caruaru
2013
TICIANA BRITO DA SILVA
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas – Introdução à contabilidade, Fundamentos da Administração e da Economia, Homem, Cultura e Sociedade.
Prof.: Vânia Machado Mônica m Silva Regina L S Malassisse Sergio G Barbosa
Caruaru
2013
Introdução
A história da contabilidade é muito antiga, quanto à própria história da civilização, desde os primórdios o homem demonstrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções (criações e agricultura). Temos também diversos relatos bíblicos há aproximadamente 2000anos A.C., em Gênesis (30,32),o texto dá a idéia de inventário, de riqueza, portanto controle patrimonial e também sobre a parte trabalhista, quando cita a expressão salarial: “Hoje vou passar por todo o seu rebanho a fim de separar para mim todos os carneirinhos pretos e todos os cabritos malhados e com manchas. É só isso que eu quero como salário”. No surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facilitar o entendimento e o conhecimento da situação da empresa.
O principal objetivo da contabilidade é demonstrar a situação econômica e financeira da entidade. Consultadas as análises de passado e presente para demonstração contábil. As demonstrações para o futuro são inseguras.