Análise estruturada
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Análise Estruturada de Sistemas
Professor: Samuel
Alunos
ATPS / ETAPA 1 / ETAPA 2
.
Brasília 03 de Outubro de 2013
Passo 1
1. Análise estruturada
A análise estruturada nada mais é que uma atividade de definição de modelos, basicamente. Tem a finalidade de retratar o fluxo e o conteúdo das informações utilizadas pelo sistema, dividir o sistema em partições funcionais e comportamentais e descrever a essência daquilo que fará parte do sistema.
2. Engenharia
A engenharia de requisitos (no contexto da engenharia de software) é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.
3. Ferramentas de análise estruturada
3.1. Diagrama de Fluxo de Dados
Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é uma representação em rede dos processos (funções) do sistema e dos dados que ligam esses processos. Ele mostra o que o sistema faz e não como é feito. É a ferramenta de demonstração central da análise estruturada.
3 2. Dicionários de Dados
O dicionário de dados é um repositório de dados sobre os dados do software. Ele deverá conter a definição dos elementos que tornam o Modelo de Dados e o Diagrama de Fluxo de Dados precisos.
4. Documento de especificação (passo 2)
O documento de requisitos de um software contém todos os requisitos funcionais e de qualidade do software, incluindo as capacidades do produto, os recursos e funções disponíveis, os benefícios e os critérios de aceitação. Este documento serve como um meio de comunicação de fácil entendimento entre o projetista do software e o usuário, a fim de estabelecer um “acordo” acerca do software pretendido. Deve-se evitar que durante o desenvolvimento do documento de requisitos, decisões do projeto sejam tomadas. Assim, devido à importância do documento de