|Faculdade |
É uma representação gráfica em forma T bastante utilizada pelos contadores. É um instrumento didático para desenvolver o raciocínio contábil. Através do razonete são feitos os registros individuais por conta, dispensando-se o método por balanços sucessivos.
Como o balanço, o razonete tem dois lados; na parte superior do razonete coloca-se o titulo da conta que será movimentada.
Para cada conta do Balanço Patrimonial abre-se um razonete e nele realiza-se a movimentação. De um lado, registram-se os aumentos, de outro, as diminuições. A natureza da conta (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) determina de que lado deve ser utilizado para aumentos e diminuições.
DÉBITO E CRÉDITO
Debitar e creditar significa lançar valores nas contas. As contas são dispostas em forma de “T” e sempre que houver movimentação no lado esquerdo será “débito”, sempre que houver movimentação no lado direito, será um “crédito”.
Receita – É a entrada de bens ou direitos para o Ativo, decorrentes das vendas de mercadorias ou produtos e da prestação de serviços. A Receita também pode ser derivada de juros, alugueis e etc.
Despesas - correspondem a diminuições do Ativo ou aumentos do Passivo em decorrência do consumo de bens, da utilização de serviços ou, ainda, em decorrência de juros, descontos e impostos. É o esforço que a empresa efetua para obter receitas.
ATIVO
ATIVO
D
Bens
C
D
Direitos
C
aumenta diminui aumenta diminui PASSIVO
PASSIVO
D
Obrigações
C
D
Patrimônio Liquido
C
diminui aumenta diminui aumenta RESULTADO
RESULTADO
D
Receitas
C
D
Despesas
C
aumenta
aumenta