unisul
Seção 2 - Proposta de solução da situação-problema
Neste item, você irá definir as estratégias ou ações recomendadas para a maximização dos pontos críticos observados na realidade analisada.
Partindo deste princípio, deixe claro no seu texto o que é a proposta de melhoria (o que você sugere em relação aos problemas identificados), o que são os resultados esperados (o que será alcançado após implementar as sugestões propostas) e qual é a viabilidade (quais as condições que impedem e as condições que permitem ser a proposta seja implementada).
Os resultados esperados, bem como a viabilidade da sua proposta estarão relacionados com a sua proposta de melhorias.
Nesta etapa, você poderá colher informações sobre outros casos que foram investigados em outras situações ou localidades, mas que sejam consistentes, para testar generalizações no seu próprio estudo de caso, conforme Bonoma (1985).
Para Yin (2005), essa capacidade de unir um novo estudo de caso a pesquisas anteriores é inestimável, semelhante à capacidade de rememorar resultados experimentais anteriores ao se ler sobre um novo conjunto de experimentos.
O aspecto crítico desta etapa, segundo Bressan (2006), reside na necessidade, por parte do pesquisador, de estar aberto para o fato de muitas das suas generalizações não serem bastante gerais, mas circunscritas a situações particulares, para tratar as desconformidades como um estímulo para o desenvolvimento de novas generalizações ou de modificações nas já realizadas.
Esta etapa é divida em 3 partes distintas:
- a. proposta de melhoria para a realidade estudada;
- b. resultados esperados; e
- c. viabilidade da proposta.
Página 132
Veja como se organiza e se estrutura cada uma das partes.
a. Proposta de melhoria para a realidade estudada
É a etapa onde se apresenta a proposta de melhoria para a realidade estudada. O prognóstico compreende, assim, as estratégias ou ações