Rotinas Trabalhistas e Sindicais
Hoje o RH tem o papel importante no que diz respeito a planejar, promover, coordenar as atividades relacionadas à seleção e contratação, e no que diz respeito à avaliação funcional e comportamental dos colaboradores. O setor tem a responsabilidade na formação continuada dos profissionais, com o objetivo do crescimento da instituição. E nos últimos dez anos, em algumas empresas de ponta, o RH passou a participar de decisões estratégicas, analisando custos e riscos e tem adquirido poder de decisão em processos de fusões e novas aquisições ou ingresso em novos mercados.
Para Chiavenato (2003), o profissional de Recursos Humanos tem a capacidade de adquirir diversos conceitos em varias áreas, pois, trabalham diretamente com pessoas com personalidades diferentes. Além do mais, a área de RH tem sua importância ao proporcionar soluções para problemas relacionados aos trabalhadores, introduzindo programas de integração e qualidade de vida no trabalho, além de incentivos e treinamentos.
As grandes empresas nacionais estão se destacando no modo como lidam com seu capital humano e o modo como tem exportado esse conhecimento. Por conta da cultura latina e de um histórico de crises, nossos profissionais de RH tem uma sensibilidade maior que o comum para lidarem com as necessidades do ser humano, além de ter jogo de cintura para se adaptarem a novas regras.
Com tudo, o mercado hoje exige profissionais com conhecimento no cargo que ira ocupar, tem que ter habilidades para tratar de várias situações do dia-a-dia e atitude para solucionar os problemas pertinentes a função. O desenvolvimento e conhecimento destas habilidades são importantes tanto para a empresa como para o colaborador.