Rotinas trabalhistas e contabilização
INTRODUÇÃO
As atividades das rotinas trabalhistas estão cercadas de funções importantes que exigem um bom conhecimento na área para que isso possa evitar transtornos e transmita mais confiança e segurança na relação empresa – empregado. São algumas dessas funções que irei expor neste trabalho. A elaboração da folha de pagamento, abordando itens como: contribuição sindical, encargos sociais, descontos de INSS e IRRF, faltas, horas extras e pagamentos e desconto de RSR. As diferenças individuais de cada empresa em seu ambiente organizacional, como liderança, motivação, diferenças entre grupos e equipes. Como transgredir em processo de abertura de empresa e seus procedimentos junto a Junta comercial. Abordarei também sobre o regime de capitalização simples e composto, destacando principalmente suas diferenças conceituais. Destacarei além disso, os conceitos de uma análise de mercado, trazendo suas demandas, ofertas e estruturas de mercado.
As Rotinas Trabalhistas
Na área trabalhista há centenas de etapas que devem ser observadas com regularidade de uma forma legal, prevenindo assim falhas no atendimento á legislação. Abaixo, algumas das principais rotinas trabalhistas:
1- Contribuição Sindical
Segundo o artigo 149 da Constituição Federal:
“ Art. 149 – Compete exclusivamente á União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III e 150, I e III, e sem prejuízo no art. 195, parágrafo 6°, relativamente ás contribuições a que alude o dispositivo.
Parágrafo único- Os Estados, o Distrito Federal e os municípios poderão instituir contribuição, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefício destes, de sistemas de previdência e