Microbiologia
1ºAssepsia
Conjunto de técnicas aplicadas para prevenir a contaminação por microrganismos. Ela permite manter um ser vivo ou um meio inerte, isento de bactérias.
2ºAntissepsia
É o método no qual se previne a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas, os antissépticos.
3ºEsterilização
É o processo que remove ou destrói todas as formas de microrganismos presentes, como vírus, bactérias, fungos, protozoários e inclusive esporos, que são altamente resistentes.
A partir do conhecimento de que os microrganismos causam doenças, os cientistas passaram a dar maior atenção a sua prevenção e tratamento. Além da imunização e dos tratamentos para doenças que surgiram, passou-se a dar grande importância a desinfecção, esterilização, assepsia e antissepsia, ou seja medidas que previnam a infecção (PELCZAR JR et al., 2005).
A palavra sêpsis refere-se ao efeito tóxico da presença do microrganismo no corpo durante a infecção. Foi então que surgiu o termo antissepsia, referindo-se às medidas que eliminam a infecção, portanto não permitem o aparecimento dosefeitostóxicos.
O médico Oliver Wendel Holmes acreditava, em 1843, que a febre da parturiente (febre puerperal) era contagiosa, portanto transmitida pelas mãos de médicos e parteiras. Outro médico, Ignaz Philipp Semmelweis, em 1846, conveceu seus colegas que o uso de soluções cloradas fazia a anti-sepsia das mãos dos obstetras. Em torno de 1860, o cirurgião Joseph Lister pesquisava uma forma de manter as incisões cirúrgicas livres de contaminação por microrganismos, por ocorriam diversas mortes na época por infecções pós-cirúrgicas (em média 45% dos pacientes). Sabia-se que o ácido carbólico (fenol) destruía bactérias, dessa forma Lister passou a embeber as compressas cirúrgicas em uma solução diluída desta substância química e ainda borrifava-a na sala de cirurgia (Figura 01). O sucesso desta experiência foi tamanho, que vários outros cirurgiões a adotaram. Estes