Ponto de croche
Dalton Travisan
Trabalho elaborado sob a coordenação do
Professor Divino.
Aluna: Juliana Nogueira
Ponto de crochê
Dalton Travisan
...PONTO de uma laçada, meio ponto...Ponto de crochê...tudo pronto para tecer uma peça.
Bakhtin explica que: os significados dos enunciados produzidos pelas falas dos indivíduos de uma determinada língua, mostra os diversos sentidos de como o que se diz é dito, o significado, podendo se expressar dentro de um determinado contexto ou situação. Trata-se de uma narrativa em 3ª pessoa onde o narrador usa a técnica e o ritmo do crochê para discorrer sobre situações do cotidiano familiar. O narrador do Ponto de crochê, começa tecendo no momento presente, mas de repente: pontas de agulha que revolvem a memória, menina de trancas no espelho dourado da sala, oh! banguela, oh! Cirandinha, meu anel era de vidro,...volta no passado e resgata algo frágil como o vidro, homodiegeses, considerando que o autor trabalhou durante sua juventude na fábrica de vidros de sua família . .... você mulher imprestável...neste momento acontece o deslizamento da consciência, mostrando realidades diferentes.
Entre um ponto, uma laçada ou meio ponto, acontece polifonia, quando o narrador oniciente utiliza-se dos personagem como: meu pai é um cretino. Ora um dia igual aos outros...para fortalecer a idéia de quem realmente é o Gabriel.
A comunicação humana é resultante de um processo que vai além do que se é dito entre duas pessoas ou mais. Ao analisar o Ponto de crochê,mais precisamente no parágrafo: Mãe quem é a mulher do retrato?Mulher má meu filho, levou seu pai a falência... podemos verificar como a dimensão implícita da linguagem encontra-se presente em nosso cotidiano.
Homem fraco, ponto de duas laçadas. Uma vez, numa rua, numa tarde, uma vez numa rua, numa tarde, um homem... neste ponto o