Rotinas de Departamento pessoal
A função principal do departamento pessoal é administrar as relações entre empregador e colaborador
Deve-se ter em mente que o maior ativo de uma empresa é o colaborador, dando a ele oportunidades, participando de sua vida social, emocional e profissional, tornando-o, satisfeito dentro da empresa para que esta tenha não empregado, mas um parceiro.
História:
Parte das atividades do Departamento Pessoal atual, é datada de épocas bem remotas, desde quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão, controle e demissão do pessoal. Encontrados no Egito
Grécia e Mesopotâmia.
No Brasil, a partir da Revolução de 1930, o governo provisório instituiu o
Decreto nº 19.398, de 11/11/30, trazendo várias medidas de proteção ao trabalhador. Já no ano seguinte foram criados: a organização do Departamento Nacional do Trabalho; regulamentação da sindicalização; critérios para concessão de férias; a lei dos 2/3 de empregados brasileiros; critérios para Caixas de
Aposentadoria e Pensões; Carteira do Trabalho e outros nos anos seguintes.
A nomenclatura "Relações Industriais" surgiu na década de 50, com a abertura do capital estrangeiro, no governo JK, através das empresas estrangeiras.
Rotinas de Departamento Pessoal:
É um órgão da empresa, destinados a tarefas especificas, tais como:
Contratação do funcionário
Pagamento de salários
Transporte
Férias
Licença médica
13º Salário
Organização dos horários de trabalho
Rescisão Contratual dos funcionários
Em muitas empresas de menor porte, normalmente não existe o Departamento
Pessoal, pois as atividades são normalmente supridas pelo setor de contabilidade. Subdivisões de tarefas ligadas aos Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas:
1 - Admissão de Pessoal
O Setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração da pessoa contratada pela empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos.
Tem inicio