SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM
Evolução de Enfermagem tem como definição um registro feito única e exclusivamente pelo enfermeiro após a avaliação do estado geral do paciente, desse registro devem constar os problemas novos identificados, um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subseqüentes (COREN, 1999).
Para Horta (1979) a evolução de enfermagem é o relato diário ou periódico das mudanças sucessivas que ocorrem no ser humano enquanto estiver sob assistência profissional, ou seja, uma avaliação global do plano de cuidados.
A evolução de enfermagem constitui o registro executado pelo enfermeiro, do processo de avaliação das alterações apresentadas pelo paciente e dos resultados das ações de enfermagem planejadas e implementadas relativas ao atendimento das suas necessidades básicas (FRIEDLANDER,1981).
Segundo Horta (1979) e Campedelli et al (1989) a evolução de enfermagem deve conter a seguinte ordem: data, hora, tempo de internação, motivo da internação, diagnóstico médico, discriminação seqüencial do estado geral do paciente seguindo a ordem do exame físico, descrição dos procedimentos invasivos realizados, descrição dos cuidados prestados aos clientes e apoio psicológico, descrição das eliminações e secreções e ao final assinatura do enfermeiro e número do registro no conselho de classe.
Na prática o que vemos é uma grande dificuldade dos profissionais enfermeiros e dos alunos de graduação em enfermagem, para realizar a evolução de enfermagem que na maioria das vezes se confunde com as anotações de enfermagem.
As anotações de enfermagem devem conter frases curtas, informações objetivas do cuidado, sinais e sintomas