Roteiro para observação
1. A escola: E.E.P.G. “Gabriel Monteiro da Silva”.
1.1 - Localização: Av. Santo Antonio, 981, Bairro Alto Cafezal, Telefone 433-1762 - CEP 17.504-020.
1.2 - Clientela: Após a reorganização das escolas, coordenada pela Delegacia de Ensino de Marília, no ano letivo de 1997, passou a receber, exclusivamente, alunos de 5a a 8a séries do ensino fundamental provenientes de diferentes pontos da cidade. Atende alunos oriundos de bairros distantes e também de bairros centrais. O nível sócio-econômico dos alunos é bastante heterogêneo, oscilando entre o médio, (quando os alunos têm acesso a livros, revistas, jornais e cujos pais, provenientes da classe média, são profissionais liberais, empresários, comerciantes e mesmo funcionários públicos, cuja renda permite uma melhor estabilidade financeira), e baixo, (quando predomina a pobreza e baixos salários, com certeza interferindo na visão de mundo que tais alunos possam ter). A idade varia em média, de 11 a 25 anos. O contingente de alunos trabalhadores, principalmente no noturno, é grande e tais alunos exercem suas atividades sobretudo nos setores comercial e de prestação de serviços. O índice de desagregação familiar também é grande, deequilibrando os jovens, tornando-os revoltados e por isso mesmo manifestando comportamentos indesejávies e aumentando os casos de indisciplina na escola.
2. A sala de aula:
No. de alunos: média de 35 por classe.
2.1 - Organização do espaço da sala de aula: Conta com poucos recursos, usa-se a disposição de salas ambientes, entretanto, os recursos são mínimos tais como, quadro de giz, e, nas salas de geografia e história, mapas e globo terrestre. Conta também com uma sala de vídeo, com capacidade de aproximadamente 20 pessoas.
O acesso dos alunos aos materiais pedagógicos (livros, atlas, revistas) é normalmente um tanto quanto restrito, pois os mesmos normalmente ficam colocados dentro de um armário na sala, que, por sua vez, fica trancado.
3. O