ROTEIRO INDIVIDUAL PARA ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO DO TCC
IDENTIFICAÇÃO
PROFESSOR-TUTOR
Lúcia Temóteo
ALUNO
Marco Aurélio Panizza Damato
CURSO
Metodologia da Pesquisa - Docência - L02
TURMA
MEP30EAD_T0077_1014
INSTITUIÇÃO
Fundação Getúlio Vargas
LOCAL
EAD
SEÇÃO 1 – DEFINIÇÃO DA PESQUISA
TÍTULO DO PROJETO
Maturidade em Gerenciamento de Projetos
ESCOPO
Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração e controle de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos.
A maturidade é o grau em que o gerenciamento de projetos é utilizada na organização.
Quanto maior o grau de maturidade em gerenciamento de projetos, mais consistentes são os resultados dos seus projetos, aumentando significativamente não apenas as taxas de sucesso individual dos projetos, mas também os benefícios e o valor agregado dos projetos e portfólios para o negócio da organização.
O escopo deste trabalho é dar subsídios necessários a organização, para que esta possa analisar o grau atual de maturidade em gerenciamento de projetos, além de identificar modelos de maturidade, para que estas possam criar um plano de ação e assim objetivar um alto grau de maturidade. Serão também apresentados cases de sucesso em maturidade de gerenciamento de projetos.
Dado o escopo, o objeto desta pesquisa é estudar, analisar e propor modelos para que as empresas que possuem uma estrutura de gerenciamento de projetos, possam se adequar a modelo proposto com o objetivo de buscar um alto grau de maturidade em gerenciamento de projetos.
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Muitas organizações implementam uma área de gestão de projetos, para realizar o controle destes de uma maneira eficiente. Porém, a grande maioria destas organizações não realizam um processo de melhoria contínua, objetivando ter um alto grau de maturidade no gerenciamento de projetos, o que pode propiciar vantagens competitivas para as organizações que se