ROTEIRO DO FILME- A Cor Púrpura
Campus X – Teixeira de Freitas
Departamento de Educação - DEDC
Curso: Licenciatura em História
Disciplina: América Contemporânea
Docente: Márcio Soares
Discente: Diógenes Santana Santos
ROTEIRO DO FILME
TÍTULO: A Cor Púrpura
DIREÇÃO: Steven Spielberg
PRODUÇÃO: Menno Meyjes
PRINCIPAIS ATORES: Danny Glover (Alber/Mister); Whoopi Goldberg (Celie); Margaret Avery (Shug Avery); Oprah Winfrey (Sofia); Laurence Fishburne (Swain); Willard E. Pugh (Harpo); Akosua Busia (Nattie)
PAÍS: EUA
ANO: 1985
SINOPSE: Georgia, 1906. Em uma pequena cidade, Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provém por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de Blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
2° (a) Sim. Através do filme é possível perceber a discriminação racial, o preconceito, o abuso sexual e a violação dos direitos que ainda geram grandes e polêmicos debates na sociedade atual. Celie representa uma época onde a condição dos negros e principalmente das mulheres era extremamente desfavorável. Nesse contexto, o filme retrata o racismo nos Estados Unidos, a condição inferior das mulheres na sociedade machista, e a degradante condição de uma mulher