teoria culturologica
CULTUROLÓGICA
"Acordados eles dormem”. (Heráclito)
TEORIA CULTUROLÓGICA
•
Estudos desenvolvidos em França, nos anos 60, antecipando alguns dos problemas que foram consagrados por teorias pósmodernas.
•
Edgar Morin, “Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo” (1962).
•
Objecto de estudo: meios de comunicação social: identificação de uma nova forma de cultura na sociedade contemporânea: a cultura de massa, gerada essencialmente a partir dos media.
TEORIA CULTUROLÓGICA
Teoria que procura definir a nova forma de cultura na sociedade contemporânea.
"Se a cultura contém um saber colectivo acumulado na memória social, se é portadora de princípios, modelos, esquemas de conhecimento, se gera uma visão de mundo, se a linguagem e o mito são partes constitutivas da cultura, então a cultura não comporta somente uma dimensão cognitiva: é uma máquina cognitiva cuja práxis é cognitiva."
MORIN, Edgar (2002), organização. O
método
4.
As
ideias:
habitat,
vida, costumes,
TEORIA CULTUROLÓGICA
Morin acreditava na homogeneização dos costumes e das visões, partindo de um conceito implícito da agulha hipodérmica.
Segundo Morin, a cultura de massas segue as normas capitalistas e é destinada a um
“aglomerado
gigantesco de indivíduos compreendidos aquém e além das estruturas internas da sociedade”.
Morin consolida os produtos maciços como cultura, criticando os intelectuais por julgarem a existência somente da cultura culta, que ele diz ser guiada pela estética, qualidade, criação, espiritualidade e elegância e produzida pelos intelectuais (MORIN, 1977: 17).
TEORIA CULTUROLÓGICA
Incide sobre o mesmo tema que a Escola de
Frankfurt, mas numa outra perspectiva: enfatiza as contradições do sistema industrial que atingem a cultura: (1) no âmbito da produção: padronização / estandardização; (2) no âmbito do consumo: atribui maior atenção aos produtos da indústria