Roteiro de preparação para negociações
De acordo com as pesquisas efetuadas conclui-se que a negociação tem diferentes estilos e definições. É possível encontrar diversas informações cada uma com um estilo e sentido, porem todas essas definições chegam a algo em comum. A comunicação é o veiculo principal da negociação, sem ela não é possível negociar absolutamente nada.
Claro que a negociação envolve muito mais habilidades, mais a boa comunicação e relacionamento interpessoal é fundamental.
Podemos observar que existem inúmeras definições para a negociação dentre elas: Discussão entre duas ou mais pessoas para se chegarem a algum acordo, intercâmbio e seleção de alternativas entre duas ou mais pessoas que não utilizam nem desejam utilizar o poder em seu próprio benefício.
A negociação é o ponto de equilíbrio entre dois ou mais pontos de interesse, é a busca da satisfação de todas as partes, sendo que essas deverão necessariamente fazer concessões e nunca imposições, e sempre respeitar as posições alheias.
A negociação com base na transparência implica na confiança das partes envolvidas, uma vez que a relação humana está presente em tudo que se diz respeito ao ato de negociar.
Portanto negociar acima de tudo não significa obter vantagens sempre e rápidas, mas sim ter a informação e visão do presente e futuro para alcançar o resultado almejado de forma positiva. (José Carlos Martins F. de Mello).
“Negociação é um processo no qual as partes direcionam suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo”. (Steele, Murphy e Russil, 1995).
O ponto de conflito de negociação é quando as partes não deixam claras e nem sabem bem os objetivos almejados.
Cada negociação requer um estilo, levando em consideração que cada ser humano possui comportamentos diferentes uns dos outros.
Conhecer o estilo da outra parte, os negociadores podem prever as ações do “oponente” formando assim sua análise primaria e secundaria sobre como conduzir a negociação.