ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
SUMÁRIO
1. CONCEITO E AS CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO: VISÃO SISTÊMICA 3
2. TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO E SUAS INCONSTANTES BÁSICAS 5
3. AS HABILIDADES FUNDAMENTAIS DOS NEGOCIADORES 8
CONCLUSÃO 16
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa, ora apresentada, trata da arte de negociar e busca apresentar técnicas que poderão ajudar o leitor a identificar as situações de conflito, a conhecer as bases do poder e a encaminhar negociações visando a obtenção de melhores soluções para a organização, suas parcerias e alianças.
Enquanto muitos analisam a negociação como algo que ocorre somente entre um comprador e um vendedor, ou entre um sindicato e a gerência de uma empresa em suas várias formas, a negociação é usada todos os dias para resolver pendências e para distribuir recursos. Ela ocorre entre todos os tipos de pessoas – amigos, marido e mulher, crianças, vizinhos, estranhos, entidades empresariais e até mesmo entre nações. Pensando em todas as vezes que se negocia.
Também são tratadas questões como os fatores condicionantes de uma negociação, a ética, as qualidades e características do negociador, os aspectos estruturais da negociação e os passos aplicados no processo. Trata ainda dos elementos do encontro de negociações, que dá ao negociador a possibilidade de fazer a sua apresentação, dominando a expressão consciente e inconsciente e suas habilidades comunicacionais, de leitura de ambientes, de espaço psicológico e como tirar proveito dessas situações.
Tecnicamente, todos somos negociadores, desde os nossos primeiros momentos. No assunto em questão concebe-se de imediato que negociar racionalmente significa tomar as melhores decisões para maximizar os interesses entre as partes e nem sempre preocupadas em “receber o sim”. Em muitos