Roteiro de preparação para negociações salariais
Mediante da proposta, um pensamento recorrente que nos vem à mente é sobre o livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu "Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.
1 - AVALIE SUAS CHANCES - Todo trabalhador tem o direito de achar que merece ganhar mais, talves realmente mereça, mas antes de ir falar com chefe para negociar o salario, é necessário avaliar quais são as chances de sair da negociação com o objetivo conquistado.
Começe pesquisando como você é visto na empresa, isso de emidiato vai evitar seu desgaste com o chefe, além de colocar seu emprego em risco. Outra maneira é olhar se a empresa vive um bom monento, você deve reunir bons argumentos para mostrar o quanto é importante na organizacão, estar na sua qualificação profissional, e desempenhar sua função acima da média pode deferir sua pretenção. Toda empresa valoriza quem traz resultados de maneira contínua, outra maneira é olhar seus colegas de trabalho, eles apresentam mais ou menos do que você, as experiências e formação acadêmica é igual ou superior que a sua? Qual é a faixa salarial do cargo, pesquisa e mais pesquisa isso vai fazer a diferença.
2 - VAI CONVERSAR COM O CHEFE, PREPARE-SE:
Está certo sobre sua desisão de negociar sobre o aumento do seu salário e com as responsabilidades que esse aumento vai acarretar é preciso se preparar para conversar com o chefe, “É um momento difícil para todos os profissionais, até mesmo do alto escalão, mas o segredo é reunir argumentos e estruturar as idéias” diz José Roberto Ribeiro do valle, presidente da Scotwork Brasil, empresa de consultoria e treinamento em negociação.
A primeira coisa é definir o objetivo, o aumento no caso, você consegue ser mais objetivo na abordagem e não perde o