Roteiro de preparação para negociações salariais
A arte de negociar faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Mas existem alguns preceitos que precisam ser considerados, e dentre eles existe um processo delicado que exige do profissional preparo, consistência nas informações e principalmente firmeza na hora de pleitear a remuneração pretendida.
Saber o momento certo de pedir um aumento é muito importante. Antes de conversar com o chefe o profissional deve estar atendo para a remuneração praticada no mercado e conhecer as políticas salariais da empresa. Não adianta pedir aumento quando a empresa esta passando por um momento de dificuldade.
Marcar uma reunião com a diretoria para colocar o assunto em pauta é o ideal, mas é importante ter em mente que na hora de pedir aumento cada um estará cumprindo o seu papel, portanto é bom estar preparado para qualquer tipo de resposta e acima de tudo lembrar que você está pleiteando um aumento e, por isso é bom ter bom senso a fim de não transformar a oportunidade em um ponto negativo.
Para uma boa negociação salarial é importante seguir um roteiro para não desperdiçar a oportunidade: 1. Esteja preparado: É importante saber antes de qualquer tentativa de negociação se a empresa está em condições de barganhar. Caso veja que o momento é propício, leve em consideração suas necessidades e estabeleça um nível razoável para salário e benefícios, de forma que o satisfaça sem ser demasiado distante da realidade. 2. Seja firme: Seja seguro naquilo que fala, caso seja surpreendido, tente contornar a situação a seu favor, com perguntas ou colocações que deixem o ambiente da conversa mais tranquilo. Faça uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar. 3. Seja prudente: Tome cuidado com o que fala. Falar assuntos impróprios não combina. Seja sério e extremamente profissional ao expor seus objetivos e pretensões. Mantenha sua proposta em mente. O