roteiro de pratica de biologia
Introdução
O Microscópio Ótico ou Microscópio de Luz é um instrumento usado para ampliar, através de imagens, estruturas que não podem ser vistas a olho nu. A luz, ao atravessar objetos finos e translúcidos, é dirigida por lentes, fornecendo uma imagem ampliada. No microscópio ótico, a luz proveniente dos objetos enxergados atravessa as lentes objetivas e oculares e chega ao olho do observador. O aparelho é constituído basicamente por uma parte mecânica que serve de suporte, e uma parte óptica, constituída por três sistemas de lentes: o condensador, as objetivas e as oculares.
Objetivos
Conhecer os componentes do microscópio identificando suas partes;
Compreender o que é campo de visão;
Aprender a manusear um Microscópio Ótico.
Partes componentes do microscópio óptico
Parte mecânica
Base: é o suporte do microscópio, peça que sustenta todas as outras.
Braço ou estativa: é a peça que liga a base até a parte superior do microscópio e onde se deve segurar o microscópio para ser transportado.
Mesa ou platina: é uma placa de metal com um orifício no centro, por onde passam os raios luminosos. O objeto que vai ser observado é colocado sobre uma lâmina de vidro e esta, sobre a platina, exatamente em cima do orifício.
Charriot: localizado acessória e superficialmente à platina, é formado por uma presilha, dois botões giratórios e dois trilhos que têm a função de movimentar a lâmina no plano horizontal (da frente para trás e da esquerda para a direita, ou vice-versa) e assim permitir a observação de toda a sua área.
Canhão: parte mais superior do microscópio, contém um conjunto de espelhos que projetam a imagem em direção às oculares nele encaixadas. A distância interpupilar, ou seja, a distância entre as oculares, pode ser regulada por um mecanismo existente no canhão.
Revólver: peça encontrada abaixo do canhão na qual se inserem várias lentes objetivas. É dotado de um movimento de rotação