Rotatividade no trabalho temporário
INTRODUÇÃO
Na administração do setor de Gestão de Pessoas das organizações, existem ferramentas e outras atividades que permitem atrair, manter e desenvolver seus talentos humanos. É uma base para a criação da empresa e está relacionada a um dos principais fatores que garantem o funcionamento de qualquer organização: as pessoas. Elas são capazes de conduzir a empresa a seus objetivos estratégicos, gerando mudança, riqueza e valor. Sendo assim, as pessoas são a chave do sucesso ou do fracasso das ideias inovadoras de uma organização.
Qualquer empresa que pretende ter de si uma visão estratégica competitiva, precisa levar em consideração que o conhecimento, o qual sofre constantes alterações, pode afetar o processo de suas atividades. Na medida em que as mudanças ocorrem, as organizações precisam alinhar-se as suas perspectivas estratégicas, de forma clara, o que demanda equipes com comprometimento e participação. Desta forma, é necessário que os profissionais estejam atualizados, acompanhando estas mudanças, fazendo com que a base para este processo desenvolva profissionais qualificados e motivados. Com isso, torna-se fundamental para qualquer organização uma administração voltada para a gestão de pessoas, pois o atual ambiente em que as organizações estão inseridas apresenta características de constantes mudanças no mercado, aumentando a exigência pela qualidade nos produtos e serviços oferecidos.
Um fenômeno que pode afeta as organizações com relações aos fatores apresentados anteriormente é a rotatividade de funcionários, também chamada por turnover.
A rotatividade de pessoas é um fator que gera diversos problemas para as organizações, como danos financeiros e perda de talentos entre outros. Foi com base neste contexto que foi desenvolvido este estudo de caso, visando à mensuração do índice de desligamento na empresa Consultale RH (CMAG Soluções em RH Ltda.), empresa que atua no ramo Prestação de serviços e Soluções