Rotatividade de pessoal
No cenário empresarial contemporâneo, as empresas estão em busca de profissionais capacitados e competentes para exercer suas funções nos mais diferentes setores e ramos de atividades. Para tanto, é cada vez mais necessário à avaliação comportamental dentro das empresas. É importante visar não só o lucro da organização, mas também os níveis de satisfação dos colaboradores internos. Para Chiavenato(2008), a qualidade de vida deve fazer parte do ambiente de trabalho seja em condições físicas, psicológicas e sociais.
Qualidade de vida implica criar, manter e melhorar o ambiente de trabalho, seja em uma condição física-higiene e segurança-, seja em suas condições psicológicas e sociais. Tudo isso redunda em um ambiente de trabalho agradável e amigável e melhora substancialmente a qualidade de vida das pessoas na organização. CHIAVENATO, 2008, p.348.
Neste contexto,vamos pesquisar a relação entre as admissões e as demissões de profissionais ocorridas de forma voluntária ou involuntária,em umadeterminada empresa;o que pode denotar certa insatisfação dos funcionários ou até mesmo a necessidade por parte da empresa, de revisão dos processos seletivos visando o perfil adequado para os cargos que possamapresentar necessidade constante de desligamentos e novas contratações, entre outras ações para manter as proporções adequadas para a operação do sistema.
Em outras palavras, a rotatividade de pessoal éum fator que deve ser atrair a atenção dos gestores, pois o seu alto índice gera perda de recursos humanos provocando a necessidade de compensá-los através da intensificação da entrada de novos funcionários. A expressão rotatividade é usada para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente; ou seja, o intercambio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido, pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização.
Em um mercado de trabalho competitivo e em regime de oferta intensa costuma ocorrer um aumento da