Rosseau
Departamento de Direito
Disciplina: Ciência Política e Estado
TRABALHO SOBRE JEAN JACQUES ROUSSEAU
1) Um pouco sobre a vida de Jean Jacques Rousseau
Um dos maiores escritor e filósofo de seu tempo, Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 1712, teve como princípio defender a idéia relacionada à natureza, dignidade natural do homem e a importância do contrato social para garantir os direitos da sociedade. Teve uma vida conturbada, sua mãe morreu uma semana após o seu parto. Rousseau teve o primeiro contato com a leitura e ensaio de educação por meio de sua tia, que lia os romances que sua mãe escreveu. Viveu primeiro com o pai, depois foi entregue para a sua tia paterna, recebeu sua primeira educação regular com um pastor Lambercier, onde permaneceu por dois anos, sendo expulso por roubar um pente sofrendo severa punição, após este acontecimento partiu para uma vida aventureira. Foi acolhido por uma baronesa benfeitora na província francesa de Savoy, de quem se tornou amante. Converteu-se à religião dela, o catolicismo (era calvinista). Até os 30 anos, alternou atividades que foram de pequenos furtos à tutoria de crianças ricas. Ao chegar a Paris, ficou amigo dos filósofos iluministas e iniciou uma breve e bem-sucedida carreira de compositor.
Em 1745, conheceu a lavadeira Thérèse Levasseur, com quem teria cinco filhos, todos entregues a adoção o que gerou remorsos decorrentes, marcariam grande parte de sua obra.
No ano de 1756, já famoso por seus ensaios, Rousseau recolheu-se ao campo, até 1762. Foram os anos em que produziu as obras mais célebres (Do Contrato Social, Emílio e o romance A Nova Heloísa), que despertaria a ira de monarquistas e religiosos. Viveu, a partir daí, fugindo de perseguições até que, nos últimos anos de vida, recobrou a paz. Morreu em 1778 no interior da França. Durante a Revolução Francesa, onze anos depois, foi homenageado com o translado de seus ossos para o Panteão