Livro: SUDAK, D M. Ferramentas De Tratamento. In Terapia Cognitivo Comportamental Na Prática.Porto Alegre: Artmed 2008. CAP 5 FERRAMENTAS DE TRATAMENTO
464 palavras
2 páginas
Livro: SUDAK, D M. Ferramentas De Tratamento. In Terapia Cognitivo Comportamental Na Prática.Porto Alegre: Artmed 2008.CAP 5 FERRAMENTAS DE TRATAMENTO
A principal característica da terapia cognitiva comportamental é o trabalho em conjunto terapeuta–paciente, visando ajudar o paciente a entender os problemas que estão interferindo em sua vida, e criar um raciocínio realista dos eventos. Desde o primeiro contato são decididas a escolha dos instrumentos e a forma como será conduzida a terapia, a depender da complexidade dos problemas do paciente. Os déficits apresentados pelos pacientes são uma combinação de déficits em habilidades e déficits motivacionais, que resultam em comportamentos menos hábeis e mal- adaptativos reforçados.
Logo, torna-se importante definir as diferenças entre os problemas práticos dos problemas psicológicos que possam interferir na resolução das questões práticas. Já a partir do primeiro encontro ambos começam a definir os problemas e objetivos a serem alcançados com o processo terapêutico. Os objetivos previamente definidos servirão para orientar o tratamento e avaliar o progresso. Neste processo o terapeuta trabalha com o paciente para criar uma série rápida de soluções possíveis, sem avaliação ou julgamento.
Após obter os resultados no alivio dos sintomas, modificando suas respostas automáticas, terapeuta e paciente começam a revelar e avaliar as crenças intermediárias e temas centrais que regem o comportamento do paciente do paciente e forma a base de suas percepções.
As intervenções comportamentais podem envolver e corrigir determinados déficits em habilidades quando o terapeuta determina que eles corroboram na falta de reforço positivo na vida do paciente. Os tratamentos comportamentais incluem o uso de disposições e tarefas nas quais os pacientes aprendem a desenvolver um plano para resolver um determinado problema.
O brainstorm (tempestade de idéias) é utilizado para criar uma série rápida de soluções possíveis sem