rosaceas
Aluna: Vanessa Da Costa Gonçalves
Professora: Simone Blanco
Turma: TE211- Manhã
Maio 2014
ROSÁCEAS
Aluna: Vanessa Da Costa Gonçalves
Professora: Simone Blanco
Turma: TE211- Manhã
Maio 2014
Resumo
Doença de pele muito comum que começa aos poucos e tende a persistir.Suas causas mais freqüentes são internas: distúrbios das funções digestivas, infecções, problemas hormonais, alergia e stress, comum em adultos e tem uma apresentação muito variável. Com frequência produz eritema, pápulas, pústulas e edema na região central da face e sua causa é desconhecida.
Introdução
Dermatose inflamatória crônica observada principalmente na pele do rosto, com períodos de exacerbação e de melhora, que envolve vasos da pele e a unidade pilossebácea, levando ao desenvolvimento de eritema, com sintomas de dor, queimação, prurido e flushing.
Quadro clínico
Inicia-se por vermelhidão, a princípio transitória, mas que depois torna-se persistente. Com a sua evolução começa a surgir também pequenos vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), lesões avermelhadas e elevadas (pápulas) e pústulas (pontos amarelos), que parecem espinhas, daí a denominação acne rosácea, pela semelhança com a acne e queixa de pele sensível como mostra as imagens abaixo:
Leve Moderada Grave
As erupções podem variar em função do grupo étnico, sendo que as pápulase pústulas são menos comuns em negros e seus descendentes. O comprometimento extrafacial em regiões como pescoço, colo e couro cabeludo pode ocorrer, mas