rosacea
Sinônimos e Nomes populares acne rosácea
O que é?
É uma doença vascular inflamatória crônica, caracteriza-se por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados), edema e pápulas, que podem ser acompanhados por pústulas e nódulos. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais freqüente em mulheres e, em geral, o quadro é mais extenso e moderado. Formas mais localizadas e graves são encontradas mais comumente nos homens. Raramente é observado o diagnóstico em negros.
Como se desenvolve?
A origem da rosácea ainda não é conhecida.
Vários fatores têm sido apontados, tais como:
Predisposição constitucional
Doença gastrointestinal
Hipertensão
Fatores psicogênicos
Seborréia
A presença de agentes infecciosos
Há também alguns agravantes da rosácea:
Bebidas quentes
Álcool
Luz ultravioleta
Vento
Frio
Medicamentos vasodilatadores
Fatores emocionais
Estudos mostram que peles mais claras têm maior incidência, assim, a genética parece desempenhar um papel importante.
O que se sente?
A rosácea é uma doença que afeta a pele centrofacial. Na fase pré-rosácea, há eritema discreto na face, que se agrava com surtos de duração variável, surgindo espontaneamente ou pela ação de fatores como luz solar, calor, frio, vento, álcool e alimentos quentes. Dentro de meses ou anos, este eritema episódico pode tornar-se permanente, com formação de telangiectasias.
Menos freqüentemente, somente telangiectasias podem estar presentes. É comum o aspecto seborréico da pele. Em muitos pacientes, pápulas e mais raramente pústulas (acne rosácea) podem provocar confusão com acne vulgar, todavia, estão ausentes os comedões (cravos) e as cicatrizes.
Nódulos são dificilmente observados. As pápulas podem, eventualmente, quando numerosas, formar placas granulomatosas (rosácea lupóide). Em alguns pacientes, principalmente homens, a longa duração da rosácea pode evoluir para rinofima, que corresponde ao