rosacea
Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele. A afecção se manifesta principalmente no centro da face, mas pode expandir-se pelas bochechas, nariz, testa e queixo e afeta mais os adultos entre 30 e 50 anos. Embora as mulheres sejam mais suscetíveis, os homens desenvolvem as formas mais graves da enfermidade.
Tipos Existem quatro subtipos principais de rosácea:
Rosácea eritêmato-telangiectásica.
Rosácea pápulo-pustulosa.
Rosácea fimatosa.
Rosácea ocular. 1- Rosácea eritêmato-telangiectásica A rosácea eritêmato-telangiectásica se apresenta habitualmente como um rubor persistente no nariz e nas bochechas e episódios recorrentes de “flushing”, que são ondas de calor, com vermelhidão intensa na face, que podem ou não vir acompanhadas de suor. A presença de pequenos vasos sanguíneos visíveis na face, geralmente na bochecha, chamados de aranhas vasculares ou teleangiectasias, também são comuns. A pele ressecada é outra característica desta forma de rosácea.
2- Rosácea pápulo-pustulosa
A rosácea pápulo-pustulosa é caracterizada pela presença de pápulas e pústulas localizadas preferencialmente na face central. As lesões podem ser confundidas com acne comum mas são diferentes por serem mais nodulares e não conterem os característicos pontos negros ou brancos dos cravos e espinhas.
3- Rosácea fimatosa
A rosácea fimatosa se caracteriza por hipertrofia e espessamento da pele, tornando-a irregular. Essa é a forma esteticamente mais incômoda. O envolvimento mais comum é do nariz, que recebe o nome de rinofima, mas também pode ser visto em outros pontos da face, como o queixo (gnatofima), testa (glabelofima) ou bochechas. A grande maioria dos pacientes com rosácea fimatosa são homens adultos. 4- Rosácea ocular
O envolvimento ocular ocorre em mais de 50 por cento dos